














Aimee Anne Duffy, conhecida como Duffy, nasceu a 23 de Junho de 1984, na localidade de Gwynedd, é uma cantora soul, bem como cantora-escritora.
Criada em Wales com a sua irmã gémea, Katy, os seus pais divorciaram quando Duffy tinha 10 anos de idade. Mudou-se para Pembrokeshire com a sua mãe e as suas irmãs, enquanto que o seu pai permaneceu em Nefyn.
O seu precoce interesse em cantar foi aparentemente inspirado em seu pai, Jonh Duffy, numa cassete dos anos 60, com um show televisivo de rock, chamado de Ready Steady Go!.
Duffy voltou a Nefyn quando tinha 15 anos. Começou a cantar em várias bandas locais. Após ter estado num processo musical na Suiça, voltou a Wales em 2003 e foi a uma audição para Wawffactor, um programa de Welsh, alternativo ao concurso Ídolos, no S4C, onde foi esperado que esta ganhasse, mas acabou em segundo lugar.
O seu primeiro álbum, Rockferry, foi lançado em Março de 2008, estando programado para ser lançado em Maio de 2008 nos EUA.O primeiro single, ‘Mercy’, é #1 em vários países.
Na safra de novas e boas cantoras , a bola da vez, ou uma delas, atende pelo nome de Aimee Anne Duffy, mas prefere ser chamada de Duffy, até porque não quer ser confundida com outra Amy, a Winehouse . Jovem, apenas 23 aninhos, a cantora do País de Gales apareceu na mídia ao se apresentar no programa “Later With Jools Holland”.
Encantou na hora, naquele efeito do tipo hit instantâneo. Duffy, além de linda e dona de um vozeirão imponente, teve uma ajudinha nada simplória. Seu primeiro disco, Rockferry - lançado em março na Europa e que chega em maio por aqui -, foi co-produzido por Bernard Butler, fundador e ex-membro da clássica banda Suede .
Mas os méritos, definitivamente e de acordo com a crítica internacional, que se encantou com a garota – não são apenas dele. Muito pelo contrário. É que a moça também escreve - e bem. É dela a co-autoria de Rockferry , primeiro single do álbum. Também participou de Mercy , música mais empolgante do álbum e que entrou para o top 10 da Parada de Sucessos da Inglaterra, feito nunca antes alcançado por uma cantora galesa. Cheia de groove e com vocais à la Aretha Franklin, a faixa, hoje em dia, é a quarta música mais tocada em toda a Europa.