




Annie Lennox (Aberdeen, 25 de Dezembro de 1954) é uma cantora escocesa, conhecida por ser vocalista do Eurythmics.
Annie Lennox nasceu em 25 de dezembro de 1954, em Aberdeen, na Escócia. Filha única, Annie foi extremamente cuidada pelos pais e desde cedo mostrou pendão para as artes e ainda menina aprendeu a tocar piano, flauta, além de cantar em corais e estudar dança. A jovem Annie era apaixonada pela música negra, especialmente os artistas da Motown, como Marvin Gaye, Stevie Wonder e The Supremes.
Aos dessesete anos, resolveu se mudar para Londres e foi estudar na Royal Academy of Music. Durante três anos ela estudou música erudita e sobrevivia fazendo pequenos serviços, como o de garçonete. Annie confessa que foi muito infeliz nos estudos, abandonando a escola semanas antes dos exames finais, para desconsolo dos pais, que sonhavam em ver a filha famosa.
Um de seus empregos nessa época foi trabalhar em uma loja de discos, onde conheceu Steve Tomlin, com quem teria uma amizade longa. Foi aí que Annie resolveu seguir a carreira musical, tendo a cantora canadense Joni Mitchell como grande inspiração. Assim, ela se juntou ao grupo Dragon's Playground e Red Brass.
Ao lado da amiga Joy Dey, tentou montar uma dupla vocal com o nome Stocking Tops, o que não deu muito certo. Corria o ano de 1976, quando Annie resolveu arranjar um emprego de garçonete para poder sobreviver, no Pippins Restaurant, em Hampstead. Foi lá que iria conhecer Dave Stewart, seu futuro parceiro no Eurhytmics,Annie possui um sentido teatral inato e um fascínio antigo pela fotografia. Ao longo dos anos verdadeiros mestres ou mesquinhos caçadores de imagens tiraram-lhe centenas ou mesmo milhares de fotos. Encenadas ou não, nelas aparece invariavelmente com a graça que sempre a caracterizou - ar misterioso e profundo, rosto perfeito, olhos de cor cristalina, lábios finos e uma beleza etérea levemente andrógina...
Alguns dos melhores temas pop dos últimos anos ficaram a dever o seu sucesso à voz e interpretação impressionantes de Annie Lennox. Quer a solo, quer integrada nos Eurytmics, o seu repertório de sucessos é extenso: Sweet Dreams, Why, Here Comes the Rain Again, Walking on Broken Glass ou o belíssimo No More I Love You's. Mais recentemente emprestou também a sua voz a algumas bandas sonoras, como Love Song for a Vampire (Bram Stoker's Dracula, de Francis Coppola) ou Into the West (Lord of the Rings: The Return of the King). Muitos dos temas que interpreta não são necessariamente pop; são covers que na sua voz assombrosa adquirem uma nova dimensão. Assim foi em 1991 com uma famosa composição de Cole Porter: Every Time We Say Goodbye.