

















Joanna Noelle Levesque nasceu no dia 20 de Dezembro de 1990 em Vermont nos arredores de Boston, Massachussets. JoJo cresceu numa casa cheia de música. A sua mãe, cantora da igreja e intérprete de teatro musical, ensaiava hinos e árias(composições músicais para uma só voz). Ainda muito jovem JoJo, observava, ouvia e aprendia. Imitava o incrível registo vocal da sua mãe e também os sons que brotavam do aparato estéreo familiar: Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Whitney Houston e Etta James. “Quando tinha dois anos, cantava canções do colégio. Mas introduzia riffs e dava-lhes ritmo de jazz.” Recorda JoJo. Foi nesta idade tão tenra quando aprendeu a interpretar canções de pop e blues com o seu estilo peculiar e único. Desejando actuar em locais distintos da sua casa, JoJo procurou a sua grande oportunidade. E encontro-a num pequeno anúncio, que anunciava uma audição para o programa Kids Say The Darndest Things On The Road In Boston do canal norte-americano CBS. O seu espírito e a sua paixão deixaram sem palavras os produtores que imediatamente lhe deram a oportunidade de actuar. Quando JoJo chegou a cena, Bill Cosby, o apresentador do programa, pediu-lhe para cantar um pouco para o público que se aglomerou junto do Faneuil Hall. JoJo cantou uma versão de cortar a respiração do tema de Aretha Franklin “Respect” e recebeu uma resposta transbordante do público e do próprio Bill Cosby. Pouco depois, recebeu uma chamada do programa de Oprah Winfrey, convidando a jovem a aparecer no seu programa. “Quando se trata de actuar, não tenho nenhum medo” afirma JoJo. De seguida, começaram a ocorrer coisas. Chegavam chamadas de produtores de programas de televisão e organizadores de festivais musicais. JoJo actuou em todos eles, cantando em lugares tão distintos como um jogo de basquetebol dos Boston Celtics ou na Convenção Nacional Republicana. Mas foi no Festival de Gospel da McDonald´s em 2001, quando JoJo voltou com uma só canção. Num concerto com artistas da categoria de Melba Moore, JoJo deu tudo no tema I Believe in You and Me, o êxito de Whitney Houston incluído no filme a mulher do predicador. “As pessoas estavam fora de si!” exclama JoJo. “Colocaram-se de pé e agradeceram, e, quando sai do cenário, Cissy Houston, a mãe de Whitney, disse-me: ‘fizeste um bom espectáculo em cima do palco.” Uma adulação tão brilhante não tinha preço para a jovem cantora. Quando apareceu no programa de televisão Americas Most Talented Kids, uma pessoa do público olhou para JoJo e apresentou-a a Vincent Herbert, famoso produtor e proprietário da empresa Da Family Entertainment. JoJo foi contratada pela empresa e ofereceram-lhe contratos com duas importantes companhias discográficas, assegurando finalmente com Barry Hankerson e o seu ícone Blackground Records, onde já gravado Toni Braxton, Timbaland & Magoo, e Aaliyah. Depois de assinar com a Blackground, JoJo passou os quatro meses seguintes gravando temas para o seu primeiro álbum, que também se intitula JoJo e que foi gravado entre Nova Iorque, Miami e Los Angeles, e nele que trabalhou lado a lado com célebres produtores como Soulshock & Karlin (Whitney Houston, Craig David), Vincent Herbert (Destinys Child, Toni Braxton), Mike City (Brandy), Brian Morgan (SWV), The Underdogs (Tyrese, Ruben Studdard), e o compositor Static (Aaliyah, Ginuwine). Foi uma experiência estupenda trabalhar com todos eles. Todos e cada um tinham um espírito incrível, e isso nota-se nas canções”, conta JoJo entusiasmada. O primeiro álbum mostra o talento de JoJo não só como cantora, mas também como compositora. A artista escreveu três das canções do disco, entre elas Keep On Keepin On, Yes or No e Sunshine. A sua canção favorita é Keep On Keepin On, é uma canção especialmente sobre a vida dela, quando morava com a sua mãe em Boston. “A vida era difícil quando era mais jovem. Éramos a família mais pobre da cidade”, explica. “A minha mãe e eu vivíamos num apartamento miserável de uma só habitação e tínhamos muito pouco dinheiro. Escrevi Keep On Keepin On porque sabia que não era a única que sofria maus momentos”, disse JoJo. O produto final foi um álbum transbordante de uma voz sólida e sensível, e letras que contam muito mais do que seria de esperar da tenra idade de JoJo. As baladas são profundas, cheias de soul, e os temas rápidos estão cargados dum ritmo que convida à dança. A sua música alcança o perfeito equilíbrio entre carisma e inocência, uma mistura que define perfeitamente a JoJo.