















Natural da Singapura, Vanessa Mae mudou-se para Londres aos 4 anos. Aos 10 já tocava na orquestra filarmônica de Londres, e, dois anos mais tarde fez sua primeiro viagem internacional, com o London Mozart Players. Em 1993, ela gravou seu primeiro álbum, The Violin Player, mesclando música clássica a recursos eletrônicos. Seu primeiro single, Tocatta and Fugue in D menor (Bach), ficou nas paradas britânicas por mais de 2 meses. Talentosa, bonita, explosiva já se apresentou nos locais mais ilustres do planeta. O talento de Vanessa Mae e seu prematuro sucesso como violinista foi preconizado no mundo da música clássica por todos que a ouviram tocar. "Ela é, assim como Mozart e Mendelssohn foram antes dela, um verdadeiro prodígio...", descreve Michael Gough Mattheus, Diretor do Royal College of Music. Em sua trajetória, esta artista de apenas 23 anos já vendeu cerca de 6 milhões de álbuns e detém mais de 40 prêmios internacionais de platina, tanto para gravações pop quanto para clássicas. Suas apresentações em concertos transmitidos pela TV foram assistidas em mais de 100 países. Foi a primeira apresentadora estrangeira convidada a tocar o hino nacional no Wrigley Field e Comiskey Park, e recentemente fez o mesmo no World Alpine Ski Championships em Vail, Colorado, onde apresentou dois concertos que mesclavam música clássica com música tecno-acústica. Apresentou-se na arena Ájax em Amsterdam para uma aturdida e encantada audiência de futebol de 60.000 pessoas. Em 1999, estrelou a abertura da corrida da estação em Grand Prix de Melbourne. Foi a artista de destaque na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de 2002, em Salt Lake City, Utah. Foi a única convidada estrangeira convidada a apresentar-se no momento da Reunificação de Hong-Kong com a China, tornando-se a última artista não chinesa a se apresentar em Hong-Kong sob as normas britânicas, e a primeira sob as normas chinesas. Sua firme convicção de romper barreiras através da música tem-lhe conquistado uma leal audiência de todas as idades e raças. Em 1997, ela deu o primeiro concerto no famoso lago congelado de St. Moritz, planando 2400m para fazer uma entrada espetacular. Em abril de 1998 apresentou-se para uma platéia exclusiva de 26 pessoas do Governo Asiático-Europeu, bem como para Sua Majestade, a Rainha, e outros membros da Família Real, no fechamento oficial da Conferência ASEM2 no Palácio de Buckingham. Na qualidade de respeitada artista clássica, ela apareceu como convidada especial na comemoração do 250º aniversário da morte de Johan Sebastian Bach, na Bach Society de Londres, convidada pela Sua Alteza, O Príncipe de Gales, no Palácio St. James. É sempre bom lembrar que ao se ouvir esta MUSA DO VIOLINO, nunca é demais pensar em dar de cara com um som novo, simplesmente espetacular, mesmo que de um clássico de Vivaldi, Bach ou Beethoven, pois com certeza tudo lhe parecerá radicalmente remodelado e muito moderno. Ela começou a tocar piano aos 3 anos de idade e aos 5 anos já tocava violino. Ficou relativamente famosa no Reino Unido quando em criança aparecia com regulariedade na televisão (por exemplo em Blue Peter) geralmente por envolver muito a música e o estilo clássico conservador. Ao entrar na adolescencia Vanessa-Mae rompe a influência que tinha com os pais e torna-se conhecida pela sua aparência e estilo sensual e glamorosa nos videoclipes de música com a sua roupa estilosa. Ela apareceu com Janet Jackson no álbum The Velvet Rope a tocar violino a solo na canção "Velvet Rope". Vanessa-Mae foi recebida com aclamação e elogiada pelo seu estilo e talento pessoal, mas por outro lado também foi sujeita a muita controversia. Alguns criticos disseram que as suas capacidades (habilidades) tecnicas e musicais são de facto rudimentares e que ela é apenas um produto tipico da industria da música a tentar usar o sex appeal (apelo sexual) para vender música clássica comercializada. Ainda existe outros que acham que ela está a fazer um des-serviço a música clássica. Ela contrapõem dizendo que estes criticos são demasiado tradicionais e elitistas. E eles são incapazes de apreciar a sua fusão de música clássica com a música pop e eles nem sabem fazer música, eles apenas reservam-se ao cinismo cruel. Em Abril de 2006, Vanessa-Mae foi classificada como a jovem artista mais rica no Reino Unido na Lista dos Ricos do Jornal Sunday Times 2006. Ver Lista na página do Jornal Sunday Time