Divas da Música
Música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte , considerada por muitos como sua principal função .
Divas e Música
Diva é aquela mulher que, Maravilhosa que se destaca de todas as outras. Destacamos aqui Divas da Música ,Vozes femininas envaidecem, embeleza a melodia das Músicas com suas graciosidades pessoais,suas Extensões vocais Femininas,ou simplesmente sua arte na Música, a magia que elas envolve certas músicas e a relação que se estabelece com elas juntamente a técnica ea sensualidade.
Divas e Música
Diva é aquela mulher que, Maravilhosa que se destaca de todas as outras. Destacamos aqui Divas da Música ,Vozes femininas envaidecem, embeleza a melodia das Músicas com suas graciosidades pessoais,suas Extensões vocais Femininas,ou simplesmente sua arte na Música, a magia que elas envolve certas músicas e a relação que se estabelece com elas juntamente a técnica ea sensualidade.
Videos,Biografia e Fotos das divas da música
Qual sua Cantora preferida Internacional?
Qual a Sua Cantora Preferida Nacional?
As 10 primeiras vencedoras da 1º Enquete Qual sua Cantora Favorita
Joss Stone 1º Lugar
Tarja Turunen 2º Lugar
Simone Simons 2º Lugar
Sharon den Adel 2º Lugar
Cristina Scabbia 2º Lugar
Amy Lee 3° Lugar
Floor Jansen 4° Lugar
Alicia Keys 5°Lugar
Fergie 6° Lugar
Amy Winehouse 7° Lugar
Laura Pausini 8º Lugar
Alanis Morissette 8° Lugar
Norah Jones 8° Lugar
Celine Dion 9º Lugar
Carrie Underwood 9º Lugar
Kelly Clarkson 10º Lugar
As 3ª Vencedoras da Enquete Qual Sua Cantora Favorita Nacional
Liriel domiciano 1º Lugar
Maria Rita 1º Lugar
Marisa Monte 2º Lugar
Vanessa da Mata 3° Lugar
A voz mais aguda atualmente pertence à brasileira Georgia Brown, que emite até o Sol 10, também se torna inaudível ao ouvido humano e não é emitida por nenhum tipo de instrumento, sendo captada apenas por frequenciador.
No repertório clássico a nota mais aguda para um soprano é um Sol5 na obra I Popoli di Tessaglia, de Mozart.
No repertório clássico a nota mais aguda para um soprano é um Sol5 na obra I Popoli di Tessaglia, de Mozart.
O contralto Clara Butt emitia um Dó2, exatamente como Pauline Viardot.
A poderosa Yma Sumac emitia um Si bemol 1.
O Contralto Marian Anderson, em uma gravação de Schubert, Der Tod und das Mädchen, emite um Dó#2.
A poderosa Yma Sumac emitia um Si bemol 1.
O Contralto Marian Anderson, em uma gravação de Schubert, Der Tod und das Mädchen, emite um Dó#2.
Soprano é o nome do registro da voz (ou naipe) feminina mais aguda.
A voz de soprano normalmente recobre a extensão do Dó3 ao Dó5 (os números correspondem às oitavas do piano). Em termos gerais, corresponde à faixa de emissão do tenor, no caso masculino, e é o mais alto, ou seja, o mais agudo dentre os registros femininos, distinguindo-se desse modo das vozes de mezzo-soprano e de contralto.
Usualmente, apenas adultos do sexo feminino são capazes de emitir confortavelmente notas na altura correspondente à faixa de um soprano, pois as pregas vocais dos homens engrossam após a puberdade, produzindo vozes mais graves. Por meio de técnica especial que envolve o emprego do falsete, alguns cantores líricos ainda se especializam em papéis de soprano, e são, por isso, denominados sopranistas. As vozes infantis são, por vezes, denominadas sopraninos.
Na ópera, existem diferentes classificações para sopranos, que levam em consideração não apenas a altura e a coloração da voz, mas também certas habilidades técnicas exigidas para desempenhar certos papéis. Nas escolas francesa e alemã, são classificadas de um jeito diferente usando classificações especiais e classificando por categorias, que chega a abranger de dois a tres timbres diferentes. As classificações por timbres são:
Soprano ultra leggero
Soprano leggero
Soprano lírico-leggero
Soprano lírico
Soprano lírico-spinto
Soprano lírico-dramático
Soprano dramático
Soprano de carácter
Soprano Popular
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Soprano"
A voz de soprano normalmente recobre a extensão do Dó3 ao Dó5 (os números correspondem às oitavas do piano). Em termos gerais, corresponde à faixa de emissão do tenor, no caso masculino, e é o mais alto, ou seja, o mais agudo dentre os registros femininos, distinguindo-se desse modo das vozes de mezzo-soprano e de contralto.
Usualmente, apenas adultos do sexo feminino são capazes de emitir confortavelmente notas na altura correspondente à faixa de um soprano, pois as pregas vocais dos homens engrossam após a puberdade, produzindo vozes mais graves. Por meio de técnica especial que envolve o emprego do falsete, alguns cantores líricos ainda se especializam em papéis de soprano, e são, por isso, denominados sopranistas. As vozes infantis são, por vezes, denominadas sopraninos.
Na ópera, existem diferentes classificações para sopranos, que levam em consideração não apenas a altura e a coloração da voz, mas também certas habilidades técnicas exigidas para desempenhar certos papéis. Nas escolas francesa e alemã, são classificadas de um jeito diferente usando classificações especiais e classificando por categorias, que chega a abranger de dois a tres timbres diferentes. As classificações por timbres são:
Soprano ultra leggero
Soprano leggero
Soprano lírico-leggero
Soprano lírico
Soprano lírico-spinto
Soprano lírico-dramático
Soprano dramático
Soprano de carácter
Soprano Popular
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Soprano"
M de Mulher
Seus Malabarismos Mágicos Manipulam Marionetes.Meninas, Mães, Madres, Marquesas e Ministras.Madalenas ou Marias.Marinas ou Madonas.
Elas são Manhãs e Madrugadas.Mártires e Massacradas.Mas sempre Maravilhosas, essas Moças Melindrosas.
Mergulham em Mares e Madrepérolas, em Margaridas e Miosótis.E são Marinheiras e Magníficas.
Mimam Mascotes.Multiplicam Memórias e Milhares de Momentos.Marcam suas Mudanças.
Momentâneas ou Milenares, Mudas ou Murmurantes,Multicoloridas ou Monocromáticas, Megalomaníacas ou Modestas,Musculosas, Maliciosas, Maquiadoras, Maquinistas,Manicures, Maiores, Menores, Madrastas,Madrinhas, Manhosas, Maduras, Molecas,Melodiosas, Modernas, Magrinhas.São Músicas, Misturas, Mármore e Minério.Merecem Mundos e não Migalhas.Merecem Medalhas.São Monumentos em Movimento, esses Milhões de Mulheres Maiúsculas.
Mulher...Tens sete sentidos
Sete chaves de poder Mulher...
Mística flor, pétala serena
Seiva suave de uma árvore suprema Indecifrável mulher... Força felina e manhosa Mulher frágil e poderosa Sobretudo mulher...
Um sopro de vida no mundo Alma do sonho e da dor
És assim quase perfeita
Perfeita dádiva do Criador...
Elas são Manhãs e Madrugadas.Mártires e Massacradas.Mas sempre Maravilhosas, essas Moças Melindrosas.
Mergulham em Mares e Madrepérolas, em Margaridas e Miosótis.E são Marinheiras e Magníficas.
Mimam Mascotes.Multiplicam Memórias e Milhares de Momentos.Marcam suas Mudanças.
Momentâneas ou Milenares, Mudas ou Murmurantes,Multicoloridas ou Monocromáticas, Megalomaníacas ou Modestas,Musculosas, Maliciosas, Maquiadoras, Maquinistas,Manicures, Maiores, Menores, Madrastas,Madrinhas, Manhosas, Maduras, Molecas,Melodiosas, Modernas, Magrinhas.São Músicas, Misturas, Mármore e Minério.Merecem Mundos e não Migalhas.Merecem Medalhas.São Monumentos em Movimento, esses Milhões de Mulheres Maiúsculas.
Mulher...Tens sete sentidos
Sete chaves de poder Mulher...
Mística flor, pétala serena
Seiva suave de uma árvore suprema Indecifrável mulher... Força felina e manhosa Mulher frágil e poderosa Sobretudo mulher...
Um sopro de vida no mundo Alma do sonho e da dor
És assim quase perfeita
Perfeita dádiva do Criador...
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Sarah Brightman
Sarah Brightman nasceu no dia 14 de agosto de 1960 , em Berkhampstead, próximo a Londres, Inglaterra. É filha de Greenville Brightman e Paula Hall, e é a mais velha de seis irmãos: Nichola, Claudia, Jay, Joel e Amelia. Seu gosto pela arte revelou-se muito cedo: aos três anos começou dançando balé clássico na Elmhurst Ballet School, e fazendo artes na Arts Educational School. Era uma aluna muito atenciosa. Ao ser reprovada num teste para ingresso na Royal Ballet School de Londres, Sarah voltou suas atenções para a música. Começou suas aulas de canto aos quatorze anos, no Royal College of Music. Aos doze anos apareceu pela primeira vez em uma peça, dirigida por John Schlesinger, e aos treze fez seu "debut" em musicais, no infantil I and Albert, no Piccadilly Theatre, em Londres. Na metade dos anos 70, aos dezesseis anos, se destacou no show de TV Pan's People, e aos dezoito anos alcançou as paradas de sucesso com a música I Lost My Heart To A Starship Trooper, juntamente com o grupo disco Hot Gossip (que logo mudaria o nome para Sarah Brightman and Hot Gossip), que misturava música e performance. Chegou a ser considerada um símbolo sexual na Inglaterra durante esse período. Neste mesmo ano, Sarah casou-se com seu primeiro marido, Andrew Grahan-Stewart, empresário da banda de rock Tangerine Dream. O casamento durou pouco. Conta-se que os pais de Sarah não sabiam da união, pensavam que o casal namorava e apenas moravam juntos. Sarah não ficou muito tempo no Hot Gossip, pois necessitava uma carreira mais sólida, achava que sua fama relâmpago de adolescente não iria trazer algo concreto. Inscreveu-se em testes para o novo musical de Andrew Lloyd Webber que estava sendo montado em Londres, Cats. Aos dezenove anos de idade, ganhou o papel de Jemima (uma gatinha), na montagem de Cats no New London Theatre. Sarah atuou pouco tempo em Cats. Em 1982, estrelou a ópera para crianças The Nightingale, no Buxton Festival de Londres. Durante os testes para Cats, Sarah conheceu Andrew Lloyd Webber e a atração entre os dois foi inevitável. Já separada de seu primeiro marido, Sarah e Andrew casaram-se no dia 22 de maio de 1984 (dia do aniversário dele). Nos anos que se seguiram, Lloyd Webber compôs diversos musicais, sendo Sarah a sua musa. Em 1985, Sarah interpretou ao lado de Plácido Domingo a Requiem Mass (Missa Réquiem), de Andrew Lloyd Webber, dedicada às vítimas do terrorismo religioso na Irlanda. Houve apresentações em Londres e Nova York, e Sarah foi indicada ao Grammy de "cantora clássica-revelação". Sarah não levou o prêmio, mas Andrew ganhou por "melhor composição contemporânea de música clássica". A Requiem Mass foi a primeira incursão de Sarah na música clássica. Até hoje, ela costuma agradecer a Plácido Domingo pelo apoio e compreensão naquela época. Pie Jesu, que Sarah interpretou originalmente acompanhada do menino Paul Miles-Kingston, é um trecho do Requiem, e fez muito sucesso na época, chegando a surpreender o próprio Andrew, que certa vez afirmou jamais poder imaginar que uma peça clássica chegaria "ao topo da lista dos mais vendidos". Em 1984, Sarah fez o musical Song & Dance, também de Lloyd Webber. Em 1985, participou de uma montagem da opereta A Viúva Alegre (The Merry Widow), no New Sadler's Opera, no papel de Valencienne. Porém, o grande sucesso viria em 1986, em um dos musicais mais famosos de Lloyd Webber, The Phantom Of The Opera. O musical foi escrito especialmente para Sarah, que atuava no papel principal (Christine Daaé). Lloyd Webber diversas vezes afirmou que Sarah foi sua inspiração para o musical, tanto que as canções foram compostas exatamente para o timbre de voz que Sarah tinha na época (soprano coloratura). O musical fez muito sucesso em Londres, esteando no Her Majesty's Theatre, em outubro de 1986, com o elenco original formado por Sarah, Michael Crawford e Steve Barton. Em 1988, o musical foi para Nova York, com o mesmo elenco, estreando na Broadway com ainda mais sucesso do que fizera em Londres, permanecendo em cartaz até hoje. Sarah recebeu uma indicação para o Drama Desk Award pelo papel de Christine Daaé. Apesar de não ter feito The Phanton of The Opera por mais do que alguns meses na Broadway, o sucesso foi tanto que até hoje os nova-iorquinos lembram de Sarah por este trabalho. Posteriormente, Andrew Lloyd Webber compôs mais um musical para Sarah, Aspects Of Love, no qual ela também interpretava a personagem principal, Rose. Em 1988, interpretou o papel de Carrie no musical Caroussel, e em 1988 gravou o tema do desenho animado Grandpa. Em 1988, gravou seu primeiro cd solo, The Trees They Grow So High (que também foi lançado com o nome Early One Morning), onde cantava música folk com arranjos de Benjamin Britten, acompanhada apenas pelo piano de Geoffrey Parsons. Em 1989, lançou o segundo cd solo, produzido por Andrew Lloyd Webber, The Songs That Got Away, formado por canções "perdidas" de musicais da Broadway, ou seja, canções que foram originalmente compostas para os musicais mas nunca chegaram a fazer parte deles. Neste cd, Sarah interpreta canções desconhecidas de Stephen Soundheim, Irving Berlin, Leonard Bernstein, Noel Coward, Andrew Lloyd Webber, e até mesmo Puccini, entre outros. Em 1990, Sarah gravou seu terceiro cd, bem diferente dos anteriores. As I Came Of Age, produzido por Val Garay, é um trabalho essencialmente pop, com duas músicas de Andrew Lloyd Webber, e uma bastante conhecida do musical Hair, Good Morning Starshine. O segundo casamento de Sarah acabou em 1990, quando ela divorciou-se de Andrew Lloyd Webber. Contudo, a amizade entre Sarah e Andrew permanece forte até hoje. Ela continuou a interpretar suas canções e, em 1992, Sarah cantou com o tenor espanhol José Carreras o tema das Olimpíadas de Barcelona, Amigos Para Siempre, escrito por Andrew especialmente para ser o tema das Olimpíadas naquele ano. O curioso é que Sarah não foi a primeira escolha de Andrew para interpretar a canção. Ele havia convidado Gloria Estefan, que recusou alegando que não tinha alcance vocal para interpretá-la (o que certamente ficaria ainda mais evidente ao cantar em dueto com José Carreras). Amigos Para Siempre foi o marco da abertura da carreira de Sarah para o resto do mundo. Em 1992, com o sucesso de Amigos Para Siempre, Sarah gravou mais um cd produzido por Lloyd Webber, Sarah Brightman Sings The Music of Andrew Lloyd Webber onde interpretava canções dos musicais do ex-marido, além da canção tema das Olimpíadas. Este cd acabou transformando-se no show The Music of Andrew Lloyd Webber, com o qual Sarah fez tour pelos EUA, Japão, Canadá e Inglaterra. Ainda em 1992, Sarah interpretou sua primeira peça teatral não-musical, Trelawney of the Wells no Comedy Theatre, em Londres. Em 1993, estrelou Relative Values, de Noel Coward, no Chichester Festival e depois no Savoy Theatre, também em Londres. No final de 1994, interpretou Sally Driscoll em Dangerous Obsession, e logo depois, foi Miss Giddens em The Innocents, no Haymarket. Nesta época, Sarah sofreu um grande golpe: em 1992, seu pai se suicidou. Ela fala pouco sobre isso, mas nunca escondeu o fato do pai ter sofrido de depressão que o levou ao suicídio, e o quanto isso a marcou. Por passar anos casada com um artista importante e venerado na Inglaterra, sendo sempre muito cobrada pela mídia, Sarah não se sentia livre em seu próprio país. Após o divórcio, sentiu que precisava ganhar o respeito da crítica e ter liberdade de viver sua vida e fazer seu trabalho, desvinculando o seu nome do de Andrew Lloyd Webber. Por esta razão, Sarah decidiu abandonar a carreira no teatro e mudou-se da Inglaterra, indo morar algum tempo nos EUA (Los Angeles), e depois na Itália e Alemanha para estudar canto, possibilitando conhecer melhor sua voz e trabalha-la em árias clássicas, o que sempre teve vontade de fazer. Essa mudança exigiu muita coragem de sua parte, mas o retorno foi maior (e melhor) do que ela mesma esperava. Foi nos Estados Unidos, por volta de 1992 / 1993, que Sarah conheceu o produtor alemão Frank Peterson. Na época, Sarah queria tentar algo diferente. Conhecia Frank pelo seu trabalho com o grupo Enigma, que gravava canto gregoriano em ritmo pop. Era exatamente o que Sarah queria fazer, ou seja, misturar clássico e pop. Assim, Frank se tornou seu produtor. Em pouco tempo, começaram a namorar e estão juntos até hoje. Sarah considera Frank, acima de tudo, um grande amigo, que a aconselha e apoia em todos os momentos. Em 1993, Sarah gravou o cd Dive, produzido por Frank Peterson. Foi um trabalho bastante diferente do que ela vinha fazendo até então, um cd essencialmente pop. Em 1995, Sarah voltou a trabalhar com Andrew Lloyd Webber e gravou o cd Surrender - The Unexpected Songs, mais uma vez cantando músicas de Lloyd Webber. Ainda em 1995, lançou mais um cd pop produzido por Frank Peterson, Fly, que contava com a participação de Tom Jones e Chris Thompson. Mais uma vez, Sarah havia se "reinventado", como ela mesma gosta de dizer. Fly fez muito sucesso na Europa, especialmente pela música Question Of Honour. Mas foi em 1997, com a canção Time To Say Goodbye (Com Te Partirò), dueto com o tenor italiano Andrea Bocelli, que Sarah atingiu o sucesso internacional: o single da música vendeu 12 milhões de cópias, e o cd que a contém, Timeless (lançado no Brasil e nos EUA como Time To Say Goodbye), ganhou 21 discos de ouro e platina. Em Timeless, Sarah apresenta um estilo próprio, misturando Puccini com Queen, Mozart com Gypsy Kings, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Londres. Este cd originou um show, que posteriormente foi lançado em VHS e DVD, Sarah Brightman in Concert - Live at the Royal Albert Hall. Em 1998, Sarah participou do concerto de Natal A Gala Christmas in Vienna, na Áustria, cantando com o tenor espanhol Placido Domingo, o tenor alemão Helmut Lotti, e o italiano Riccardo Cocciante, acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Vienna, regida pelo maestro Steven Mercurio. Este concerto foi lançado em cd, VHS e DVD. Com a produção de Frank Peterson, em 1998 Sarah lançou o cd Eden, que originou o show One Night in Eden, com o qual Sarah viajou pela Europa e EUA. O show marcava novamente seu estilo próprio e único de mesclar clássico e pop, ainda mais evidente do que em Timeless. O mesmo ocorreu com o seu próximo trabalho, o cd La Luna, lançado em 2000, seguido de uma série de mais de 64 shows pelos EUA, além de Europa e Ásia, no final de 2000 e início de 2001. Sarah vem fazendo trabalhos cada vez mais elaborados, misturando clássico e pop. Seus shows são verdadeiras performances ("visual extravaganzas", como já foi dito pela imprensa), cada vez mais cheios de efeitos especiais e emoções, envolvendo o público em pura magia. E é exatamente este o objetivo de Sarah, levar o público para viajar com ela. Sarah não tem filhos. Na época da tour do show One Night in Eden ela engravidou, mas perdeu o bebê pouco tempo depois. Ela diz que não pensa mais em ter filhos, mas que se acontecer, ficará muito feliz. Na verdade, a irmã mais nova de Sarah, Amelia, mora com ela desde criança, e Sarah costuma dizer que ela e Frank são como os verdadeiros pais de Amelia. A imprensa costuma chamar Sarah de "classical crossover singer", por misturar diversos estilos musicais, geralmente no limite entre o clássico e o pop. Na verdade, a própria Sarah não gosta deste termo, alegando que ele foi criado porque não sabiam como definir seu estilo. No Japão é conhecida como uma estrela da ópera. A Inglaterra a conhece por seus musicais. Na Alemanha é famosa por suas fusões de música clássica e pop. Já se apresentou no Metropolitan Opera House em Nova York, no Tchaikovsky Hall em Moscou (com a Orquestra Filarmônica de Moscou) e no Orchard Hall em Tóquio. Já cantou com os tenores Placido Domingo, José Carreras, Andrea Bocelli, Jose Cura, e com os cantores pop Richard Marx, Cliff Richard, Tom Jones, Chris Thompson. Impossível definir o estilo de Sarah. E ela costuma dizer que prefere não ser definida, já que apenas canta o que gosta.